domingo, 16 de fevereiro de 2014

HERMITAGE



O Hermitage é uma grande viagem.

Recebi sexta-feira de minha amiga Anna Siim, do instituto de etnologia e etnografia de São Petesburgo, 2 videos do grande museu. Revi grandes obras da coleção que havia visitado in loco em 2000.

Meu filho Tuca esteve antes de mim na Russia e ainda muito jovem, havia comentado que as telas de artistas europeus no Hermitage eram de cores mais vivas das que ele havia visto na Europa, dos mesmos artistas. Quando estive no Hermitage notei a mesma coisa. Parecia outra palheta. Descobri que este fenômeno devia-se ao fato de as obras europeias do Hermitage terem ficado em reserva técnica muito tempo sem serem expostas. (A coleção é imensa e impossível de ser toda exposta). Os quadros dos mesmos artistas na Europa ficaram mais tempo expostos a luz e portanto sofreram a perda de pigmentação o que não aconteceu na Russia.
A criação de reservas técnicas climatizadas e seus mobiliários especiais se iniciam na Russia muito antes dos museus europeus, logo após a segunda guerra. Na segunda guerra muitas coleções dos grandes museus foram escondidas em minas de sal e de cobre. A temperatura, umidade e ausência de luz desses lugares demonstrou boas condições de preservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário